.
Cidade Mundial das Letras, Artes e Poéticas Literárias
 

Sobre Ética e Estética humana

Reflexão e poética de um sentimento-ensaio de um possível futuro prólogo

 

O que seria do mundo se não houvesse a percepção, a inspiração e a ousadia dos poetas, escritores, pensadores e artistas? O que seria dos artistas, poetas e pensadores se não tivessem sua liberdade de ir e vir com sua palavra, gesto, atitude e resultado de seu fazer artístico e a produção cultural coletiva com focos sobre o mundo contemporâneo, que desafia o humano através das guerras, contradições, distonias e desencontros da própria humanidade?


A arte da palavra livre e a estética das expressões humanas fazem parte da mesma matéria que é movida pela energia que existe, mas que não pode ser vista, além do sentir e de seus resultados expressos de diversas formas.

Que a arte, a poesia e as expressões humanas possam ser lidas e compreendidas como algo maior que a própria palavra ou a obra de arte que faz sentido maior quando sai da boca ou das mãos e vai ao encontro do grande público, para gerar a alquimia que leva à transformação entre de sentimentos, expressões e atitudes, e o surgimento de uma nova arte e um novo artista!


As artes, as poéticas das palavras e estéticas das atitudes devem estar cada vez mais comprometidas com a missão de contribuir para a transformação e evolução da sociedade globalizada.


Além de mostrarmos nossa arte e nossa palavra queremos ser precursores do amanhã e os mais novos passageiros éticos do futuro que está presente em cada aqui - agora de cada um de nós e da humanidade, pois somos todos herdeiros do tempo que não tem ponto final...


Somos poetas, artistas, pensadores, produtores e contribuidores para a arte e cultura da paz, que deve ser o elo maior que une todos os seres humanos. Por isso, nossa logo é UNIFUTURO: Arte da Paz que une os seres humanos, pois estamos interessados em refletir sobre os grandes temas da humanidade, da natureza e do planeta terra, através da arte, arquitetura do pensamento, da estética e ecologia da alma humana.

 

Os Grupos Artforum Mundi Planet & Artforum Brasil XXI, têm tido a oportunidade de criar perfis e comunidades ao longo de um ano, no Orkut, onde estão poetas, escritores, artistas plásticos, professores, designers, arquitetos, comunicadores, fotógrafos e produtores culturais. Nesse universo cultural estamos organizando o Mundo das Artes e a Cidade Cultural através de pessoas e seus universos diversificados.


Esse nosso espaço tem como objetivo fundamental reunir poetas e aristas plásticos que estão em destaque nos grupos, perfis e comunidades do Artforum Mundi Planet & Artforum Brasil XXI, além de organizar meios e oportunidades para os novos talentos da poesia e das artes.

 

"Poetas e Artistas do Mundo" faz parte do site "Cidade Artes do Mundo" que está em processo de organização, desde fevereiro deste ano de 2008. Esse novo espaço foi antes planejado a partir de outubro de 2007. A Cidade Artes do Mundo deverá ser inaugurada em breve, às vésperas das Olimpíadas de Pequim, em julho de 2008, numa homenagem ao Ano Internacional do Planeta Terra.


Diante das grandes dificuldades pelas quais está passando o nosso planeta terra, e o que está sofrendo a humanidade por causas dos desequilíbrios ambientais que geram as grandes catástrofes mundiais em todas as partes do planeta resultantes do aquecimento global no âmbito terrestre, ambiental, ecológico, social e político desejamos dizer a nossa palavra. Diante das contradições entre os países que sofrem a guerra incontrolável movidas pelos grandes poderes econômicos desejamos dizer a nossa palavra. Diante dos que sofrem os grandes abalos sócio-econômicos promovidos pelas forças das contradições e desequilíbrios entre o homem  e a natureza, entre o humano e a maldade, entre o simbólico e o diabólico que permeiam a humanidade queremos dizer nossa palavra.

 

Enfim, dizermos a nossa palavra significa também dizer com todos que desejam mudanças. Dizermos a palavra que significa mudança será também através das nossas poéticas humanas e nossa visão de mundo onde estarão os novos discursos silenciosos e sonoros transformadores, que nascem da inspiração que sinaliza e convida para as verdadeiras transformações que se fazem necessárias, através de tudo que é "estética e arte especialmente arte da vida", para transformar-se além delas, em ferramentas da paz tão necessária para toda a humanidade.

 

Queremos dizer a palavra dita e até a que nunca foi pronunciada. Por isso somos aqui, os poetas e artistas do mundo do presente, na perspectiva da sinergia do tempo entre o ontem e o amanhã.

 

Vamos reinventar a vida?


Mundo, 12 de Maio de 2008
Poetas, Escritores e Artistas do Mundo
Artforum Renaissance, Artforum Mundi Planet & Artforum Brasil XXI