Síntese da realidade do mundo
- Onde estamos e para onde vamos?
 
... E o universo foi criado após a grande explosão do Big-Bang! A Terra nasceu há 4,5 bilhões de anos, após o caos do universo...


O mundo registra seu terceiro milênio e o início do século XXI. Uma época em que o homem avança com muita dificuldade para sua evolução planetária.  Estamos em 2008 - século XXI - Terceiro milênio e no ANO INTERNACIONAL DO PLANETA. Nessa presente época da humanidade, A TERRA passa por um processo de desgaste de suas entranhas e superfícies, e vive a mais drástica época do seu grande aquecimento provocado pelo homem, desde que passou de uma grande massa cósmica, ao planeta gelado, e depois, bem posteriormente, ao planeta terra, o único habitado no sistema solar.

O MUNDO vive dramas e desastres ambientais nos quatro cantos do planeta terra. A Humanidade sofre as conseqüências gravíssimas da guerra insana, da forte contradição social, da violência urbana e periférica das grandes metrópoles, do desespero das populações diante das calamidades, terremotos, maremotos, ciclones, e da revolta dos vulcões adormecidos que acordam para anunciar que o centro da terra está em fogo, em movimento caótico e constante de acomodação de suas inúmeras camadas geológicas.

Esta atual situação do presente caos resulta de muitos fatores na ordem do conhecimento eco-multicultural, da física e das circunstâncias negativas causadas pelo homem, em sua desvairada e inconsciente corrida em busca da riqueza, poder e ganância. Assim, esse tipo de homem torna-se responsável pelos crimes cometidos contra a natureza da qual a humanidade depende.

Por outro lado, os constantes avanços da ciência ainda não conseguiram conter os desastres ambientais em todas as classificações da natureza, mas avança com velocidade nas pesquisas que dão esperanças às doenças sem cura, ao rejuvenescimento e à legalização do método científico da utilização das células-tronco embrionárias, para a futura cura de doenças graves neurológicas, além das pesquisas e a preservação de organismos congelados, na tentativa da vida e da imortalidade...

Em outra dimensão do espaço-tempo-velocidade, o homem e a ciência avançam nas pesquisas espaciais que possuem objetivos em relação a Marte - o planeta vermelho, bem como a ampliação da plataforma espacial internacional. Através de consórcio econômico, científico e tecnológico entre grandes potências, o mundo amplia os avanços tecnológicos para a manutenção dessa plataforma fora da órbita da terra.
 
Assim, já podemos dizer que entre o mundo e o planeta não existem mais fronteiras com o espaço, desde o dia em que o homem pisou em solo lunar, em 1968, pela primeira vez. Mas, até guando a Terra suportará a ação criminosa praticada pelo homem contra a natureza, os rios, mares e as florestas? Até quando?

Estamos numa época de grandes e sérias decisões:
Ou a humanidade muda de atitude, e passa a ter consciência da necessidade da mudança urgente de hábitos em prol de sua própria ecologia humana, social e coletiva, ou estará contribuindo para a morte da Nossa mãe terra planetária. A terra é "uma linda orbe azul", que flutua no espaço do sistema solar e pede socorro os seus mais 6, 6 bilhões de habitantes.
 
A Cidade Artes do Mundo, seus associados e convidados abraçam as causas da humanidade, da natureza e do planeta, na perspectiva de um tempo presente de justiça, paz e desenvolvimento sustentável, para que o futuro dos descendentes da nossa humanidade seja de renovação e evolução de suas práticas justas e de paz.
 
No atual ano de 2008 - O Ano Internacional do Planeta Terra - registramos  nos espaços dessa nova cidade virtual em organização desde março deste ano, que desejamos ir além de seu território, de suas ruas, avenidas, praças, parques e jardins. Que muito além desse espaço sem fronteiras entre nós e os moradores de outras cidades virtuais, todos nós possamos, de forma coletiva, participar das conexões e portais mais avançados da comunicação cibernética, para a construção coletiva do Novo Mundo Melhor.
 
Essa é a nossa opção e nosso maior objetivo: contribuir para uma nova linguagem, uma nova literatura e para a construção coletiva dos caminhos para o Novo Mundo Melhor, através da arte, cultura e ecologia humana.

Somos e seremos os mais novos passageiros do futuro e os precursores do NOVO MUNDO MELHOR, cujo projeto vem sendo desenvolvido há mais de 10 anos, no âmbito de universidades e organizações, através de pesquisas, roteiros metodológicos e projetos em áreas do conhecimento como arte, cultura, ecologia humana e social.
 
A Cidade Artes do Mundo está localizada no mundo do planeta terra e limita-se com seus vizinhos planetários que pertencem ao Universo. Nossa cidadania é planetária. Somos cultivadores das artes e culturas pela paz no presente e futuro e entre o ontem e o amanhã. Nessa cidade serão escritas as próximas Cartas ao Futuro.

Desejamos que todos possamos participar dessa nossa nova literatura que propomos, através dos Grupos Artforum Renaissance - Grupo inicial que organizou os Grupos Artforum Mundi Planet e Artforum Brasil XXI, e em conseqüência, o Programa Universidade Aberta do Futuro "Telhados do Mundo", rumo ao Futuro.


Mundo, maio de 2008
 
Grupos Artforum Renaissance,
Artforum Mundi Planet & Artforum Brasil XXI